28 de julho de 2008 (Bibliomed). Fazer as refeições em
família pode reduzir o risco das meninas se envolverem com
álcool ou drogas, segundo estudo da Universidade de Minnesota,
nos Estados Unidos. De acordo com os autores, em famílias que
têm pelo menos cinco refeições por semana juntos, as meninas
são menos propensas a consumir bebidas alcoólicas e a fumar
cigarro comum e maconha até cinco anos mais tarde.
A pesquisa avaliou 806 jovens do estado de
Minnesota quanto à freqüência das refeições em família e ao
uso de drogas, primeiramente no período entre 1998 e 1999,
quando tinham 13 anos de idade; e acompanhou os jovens por
cinco anos.
Com 18 anos de idade, as garotas que tinham
cinco ou mais refeições em família por semana tinham menos
probabilidade de se envolver com drogas, incluindo bebidas e
cigarro. E o mesmo efeito não foi observado entre os
rapazes.
"Uma das descobertas chave que nós tivemos é
para as garotas", disseram os autores. "Nós descobrimos que
garotas com refeições regulares em família têm metade da
probabilidade de iniciar o uso de cigarros, álcool e maconha
em um período de cinco anos".
Além disso, análises anteriores nos mesmos
voluntários indicaram uma associação entre refeições
familiares e menor risco de problemas alimentares,
principalmente entre as meninas. Outra pesquisa dos mesmos
especialistas estabelece essa associação com um menor risco de
problemas como violência e abuso de drogas, e de problemas
escolares em meninos e meninas.
Enquanto os autores não sabem explicar porque
essas refeições em família não mantêm os rapazes longes do
álcool e das drogas, eles recomendam que os pais utilizem
outras estratégias para os meninos, como conversas breves
sobre os riscos do abuso de drogas.
Fonte: HealthDay. 23 de julho de
2008.